sábado, 19 de maio de 2012


A” NETIQUETA”



COMO SE COMPORTAR CORRETAMENTE NO MUNDO VIRTUAL



Maiúsculas: Textos em maiúsculas (CAPS LOCK ativado), na maioria dos casos dão a entender que você está gritando. Se quiser destacar algo, sublinhe ou coloque entre aspas. Se o programa utilizado na comunicação permitir, use o itálico ou o negrito, mas sempre de forma moderada para não poluir o texto.



Erros de grafia: Em conversas informais é normal que a norma culta da língua seja posta de lado. O que não quer dizer que se possa escrever de qualquer jeito. Atenção para os erros que podem mudar o significado do que você quis dizer, como usar “mais” em vez de “mas” , “e” em vez de “e´”, “de” em vez de “dê” e assim por diante.



Pontuação: Por mais informal que seja, o interlocutor não pode conseguir acompanhar o fluxo de pensamento do redator. Daí a necessidade de pausas. Por isso atenção á pontuação e á divisão de parágrafos.



Respostas: Ao enviar respostas em fóruns, listas de discussões, ou debates em redes sociais como o Facebook, por exemplo, procure ser claro sobre o que está falando ou a que está se referindo. Copie ou cole um trecho da questão, dê ao que você pretende responder e evite deixar sua réplica solta sem referências ás mensagens prévias nas quais você se baseou.



Público X privado: Questão cara em tempos de redes sociais, o cuidado com que se publica é essencial para evitar mal entendidos e situações constrangedoras. Como o meio virtual permite respostas muito rápidas e publicações instantâneas, pense antes de tornar públicos seus pensamentos. Por isso pense, escreva, leia o que escreveu e só depois publique na internet. Lembre-se que suas opiniões ficarão registradas e podem ser facilmente associadas ao seu nome numa busca rápida. Evite também publicar informações que possam lhe causar problemas, como críticas ao seu chefe ou seu endereço.



Retirado: Revista língua portuguesa – ano 5 – nº64





Nenhum comentário:

Postar um comentário