segunda-feira, 18 de junho de 2012
sábado, 16 de junho de 2012
MINHA AULA
Atividade para a primeira semana de aula
Identificando o seu nome?
Objetivo: Escrever e reconhecer as letras do seu nome.
Desenvolvimento: Com o auxilio de um cartaz com todos os nomes escritos em letras caixa auta faremos a chamada dos respectivos alunos.
Aproveitando este momento pode-se fazer os seguintes questionamentos:
*Quantos somos?
*Quantos alunos vieram para a aula ?
*Quantos faltaram?
*Quantos meninos vieram? E meninas?
*Fazer a comparação entre os nomes:( primeira e a ultima letra, quantidade de letras, letras iguais e etc).
USANDO O COMPUTADOR PARA ALFABETIZAÇÃO
Cada aluno com a sua ficha digita o seu nome e tenta digitar o nome de outras pessoas (ex: Mãe ,Pai, etc...) deverá haver a troca das fichas para que digitem o nome dos colegas.
Avaliação : Observar e registrar os avanços dos alunos,é preciso observar se fazem uso correto desta informação.
Primeiro ano series iniciais
domingo, 10 de junho de 2012
dicas sobre tecnologia
ESTAMOS INSERIDOS EM UMA SOCIEDADE QUE ESTÁ DOMINADA PELAS TECNOLOGIAS.PAIS E PROFESSORES, PRECISAM CONHECÊ-LAS, POIS DESTA FORMA ESTAREMOS JUNTOS COM NOSSOS FILHOS E ALUNOS ESTAREMOS FALANDO A MESMA LINGUAGEM.
sexta-feira, 8 de junho de 2012
domingo, 3 de junho de 2012
COMO SE PROTEGER NA INTERNET
www.infowester.com
publicidade
Dicas de segurança na internet
publicidade
Introdução
Quando você sai de casa, certamente toma alguns cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos existentes nas ruas. Na internet, é igualmente importante colocar em prática alguns procedimentos de segurança, já que golpes, espionagem e roubo de arquivos ou senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem ter. É para ajudá-lo a lidar com isso que o InfoWester apresenta a seguir quinze dicas importantes para você manter sua segurança na internet e em seu computador.
Também tome cuidado com sites que pedem para você instalar programas para continuar a navegar ou para usufruir de algum serviço. Ainda, desconfie de ofertas de softwares "milagrosos", capazes de dobrar a velocidade de seu computador ou de melhorar sua performance, por exemplo.
Mesmo durante uma conversa, se receber um link que não estava esperando, pergunte ao contato se, de fato, ele o enviou. Se ele negar, não clique no link e avise-o de que seu computador pode estar com um malware.
Ou, ainda, a mensagem te oferece prêmios ou cartões virtuais de amor? Te intima para uma audiência judicial? Contém uma suposta notícia importante sobre uma personalidade famosa? Pede para você atualizar seus dados bancários? É provável que se trate de um scam, ou seja, um e-mail falso. Se a mensagem tiver textos com erros ortográficos e gramaticais, fizer ofertas tentadoras ou informar um link diferente do indicado (para verificar o link verdadeiro, basta passar o cursor do mouse por cima dele, mas sem clicar), desconfie imediatamente. Na dúvida, entre em contato com a empresa cujo nome foi envolvido no e-mail.
Acesse os seguintes links para saber como lidar com e-mails falsos:
- Dicas contra e-mails falsos;
- Fique atento: scams usam sustos para enganar internautas.
Ao acessar sua conta por meio da internet, também tenha cuidado. Evite fazer isso em computadores públicos, verifique sempre se o endereço do link é mesmo o do serviço bancário e siga todas as normas de segurança recomendadas pelo banco.
Note que utilizar uma versão "pirata" do sistema operacional também é um risco, afinal, softwares nesta condição podem não contar com todas as atualizações e recursos de segurança do desenvolvedor.
Se for usuário de outro sistema operacional, como Mac OS ou alguma distribuição Linux, saiba que essas dicas também são válidas, pois falhas de segurança existem em qualquer plataforma, mesmo naquelas mais protegidas..
Por isso, antes de se cadastrar em sites, faça uma pesquisa na internet para verificar se aquele endereço tem registro de alguma atividade ilegal. Avalie também se você tem mesmo necessidade de usar os serviços oferecidos pelo site.
- Hoax: a corrente dos boatos, das lendas e dos golpes;
- Fique atento: scams usam sustos para enganar internautas;
- Ataques de engenharia social na internet;
- Dicas contra e-mails falsos;
- Dicas contra SPAM;
- Como criar senhas seguras.
Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 06/02/2006 - Atualizado em 08/12/2010
1 - Saia usando Logout, Sair ou equivalente
Ao acessar seu webmail, sua conta em um site de comércio eletrônico, sua página no orkut, seu home banking ou qualquer outro serviço que exige que você forneça um nome de usuário e uma senha, clique em um botão/link de nome Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente para sair do site. Pode parecer óbvio, mas muita gente simplesmente sai do site fechando a janela do navegador de internet ou entrando em outro endereço. Isso é arriscado, pois o site não recebeu a instrução de encerrar seu acesso naquele momento e alguém mal-intencionado pode abrir o navegador e acessar as informações de sua conta, caso esta realmente não tenha sido fechada devidamente. Esta dica é válida principalmente em computadores públicos (da faculdade, por exemplo).2 - Crie senhas difíceis de serem descobertas
Não utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversário, placa do carro, etc. Dê preferência a sequências que misturam letras, números e até mesmo símbolos especiais. Além disso, não use como senha uma combinação que tenha menos que 6 caracteres. O mais importante: não guarde suas senhas em arquivos do Word ou de qualquer outro programa. Se necessitar guardar uma senha em papel (em casos extremos), destrua-o assim que decorar a sequência. Além disso, evite usar a mesma senha para vários serviços. Mais orientações sobre senhas aqui.3 - Mude a sua senha periodicamente
Além de criar senhas difíceis de serem descobertas, é essencial mudá-las periodicamente, a cada três meses, pelo menos. Isso porque, se alguém conseguir descobrir a senha do seu e-mail, por exemplo, poderá acessar as suas mensagens sem que você saiba, apenas para espioná-lo. Ao alterar sua senha, o tal espião não vai mais conseguir acessar as suas informações.4 - Use navegadores atuais
Usar navegadores de internet atuais garante não só que você consiga acessar tecnologias novas para a internet, como HTML5, mas também conte com recursos de segurança que combatem perigos mais recentes, como sites falsos que se passam por páginas de banco, por exemplo. Além disso, navegadores atualizados geralmente contam com correções contra falhas de segurança exploradas em versões anteriores. Por isso, sempre utilize a última versão disponível para o seu navegador. Se você não tem paciência para isso, verifique se o seu browser possui atualização automática, recurso existente no Firefox e no Google Chrome, por exemplo.5 - Cuidado com downloads
Se você usa programas de compartilhamento ou costuma obter arquivos de sites especializados em downloads, fique atento ao que baixar. Ao término do download, verifique se o arquivo possui alguma característica estranha, por exemplo, mais de uma extensão (como cazuza.mp3.exe), tamanho muito pequeno ou informações de descrição suspeitas, pois muitas pragas digitais se passam por arquivos de áudio, vídeo, foto, aplicativos e outros para enganar o usuário. Além disso, sempre examine o arquivo baixado com um antivírus.Também tome cuidado com sites que pedem para você instalar programas para continuar a navegar ou para usufruir de algum serviço. Ainda, desconfie de ofertas de softwares "milagrosos", capazes de dobrar a velocidade de seu computador ou de melhorar sua performance, por exemplo.
6 - Atente-se ao usar Windows Live Messenger, Google Talk, AIM, Yahoo! Messenger, entre outros
É comum encontrar vírus que exploram serviços de mensagens instantâneas, tais como o Windows Live Messenger (antigo MSN Messenger), AOL Instant Messenger (AIM), Yahoo! Messenger, entre outros. Essas pragas são capazes de, durante uma conversa com um contato, emitir mensagens automáticas com links para vírus ou outros programas maliciosos. Nessa situação, é natural que a parte que recebeu a mensagem pense que seu contato é que a enviou e clica no link com a maior boa vontade:Mesmo durante uma conversa, se receber um link que não estava esperando, pergunte ao contato se, de fato, ele o enviou. Se ele negar, não clique no link e avise-o de que seu computador pode estar com um malware.
7 - Cuidado com e-mails falsos
Recebeu um e-mail dizendo que você tem uma dívida com uma empresa de telefonia ou afirmando que um de seus documentos está ilegal, como mostra a imagem abaixo?Ou, ainda, a mensagem te oferece prêmios ou cartões virtuais de amor? Te intima para uma audiência judicial? Contém uma suposta notícia importante sobre uma personalidade famosa? Pede para você atualizar seus dados bancários? É provável que se trate de um scam, ou seja, um e-mail falso. Se a mensagem tiver textos com erros ortográficos e gramaticais, fizer ofertas tentadoras ou informar um link diferente do indicado (para verificar o link verdadeiro, basta passar o cursor do mouse por cima dele, mas sem clicar), desconfie imediatamente. Na dúvida, entre em contato com a empresa cujo nome foi envolvido no e-mail.
Acesse os seguintes links para saber como lidar com e-mails falsos:
- Dicas contra e-mails falsos;
- Fique atento: scams usam sustos para enganar internautas.
8 - Evite sites de conteúdo duvidoso
Muitos sites contêm em suas páginas scripts capazes de explorar falhas do navegador de internet. Por isso, evite navegar em sites pornográficos, de conteúdo hacker ou que tenham qualquer conteúdo duvidoso, a não ser que você tenha certeza de estar navegando em um ambiente seguro.9 - Cuidado com anexos de e-mail
Essa é uma das instruções mais antigas, mesmo assim, o e-mail ainda é uma das principais formas de disseminação de malwares. Tome cuidado ao receber mensagens que te pedem para abrir o arquivo anexo (supostas fotos, por exemplo), principalmente se o e-mail veio de alguém que você não conhece. Para aumentar sua segurança, você pode checar o arquivo anexado com um antivírus, mesmo quando estiver esperando recebê-lo de alguém.10 - Atualize seu antivírus
Muita gente pensa que basta instalar um antivírus para o seu computador estar protegido, mas não é bem assim. É necessário atualizá-lo regularmente, do contrário, o antivírus não saberá da existência de vírus novos. Praticamente todos os antivírus disponíveis permitem configurar atualizações automáticas. Verifique nos arquivos de ajuda do software ou no site do desenvolvedor como realizar as atualizações.11 - Cuidado ao fazer compras na internet ou usar sites de bancos
Fazer compras pela internet é uma grande comodidade, mas só o faça em sites de venda reconhecidos. Caso esteja interessado em um produto vendido em um site desconhecido, faça uma pesquisa na internet para descobrir se existe reclamações contra a empresa. Um bom serviço para isso é o site Reclame Aqui. Veja mais dicas sobre compras on-line aqui.Ao acessar sua conta por meio da internet, também tenha cuidado. Evite fazer isso em computadores públicos, verifique sempre se o endereço do link é mesmo o do serviço bancário e siga todas as normas de segurança recomendadas pelo banco.
12 - Atualize seu sistema operacional
O Windows é o sistema operacional mais usado no mundo e quando uma falha de segurança é descoberta nele, uma série de pragas digitais podem ser desenvolvidas para explorá-la. Por isso, sempre o mantenha atualizado. Você pode fazer isso procurando a opção Windows Update no sistema operacional. Para não ter que se preocupar com isso, você pode habilitar a funcionalidade de atualização automática.Note que utilizar uma versão "pirata" do sistema operacional também é um risco, afinal, softwares nesta condição podem não contar com todas as atualizações e recursos de segurança do desenvolvedor.
Se for usuário de outro sistema operacional, como Mac OS ou alguma distribuição Linux, saiba que essas dicas também são válidas, pois falhas de segurança existem em qualquer plataforma, mesmo naquelas mais protegidas..
13 - Não responda a ameaças, provocações ou intimidações
Se você receber ameaças, provocações, intimidações ou qualquer coisa parecida pela internet, evite responder. Além de evitar mais aborrecimentos, essa prática impede que o autor obtenha informações importantes que você pode acabar revelando por causa do calor do momento. Se você perceber que a ameaça é séria ou se você se sentir ofendido, mantenha uma cópia de tudo e procure orientação das autoridades locais.14 - Não revele informações importantes sobre você
Em sites de bate-papo (chat), no orkut, no Twitter ou em qualquer serviço onde um desconhecido pode acessar suas informações, evite dar detalhes da escola ou da faculdade que você estuda, do lugar onde você trabalha e principalmente de onde você mora. Evite também disponibilizar dados ou fotos que forneçam qualquer detalhe relevante sobre você, por exemplo, imagens em que aparecem a fachada da sua casa ou a placa do seu carro. Nunca divulgue seu número de telefone por esses meios, tampouco informe o local em que você estará nas próximas horas ou um lugar que você frequenta regularmente. Caso esses dados sejam direcionados aos seus amigos, avise-os de maneira particular, pois toda e qualquer informação relevante sobre você pode ser usada indevidamente por pessoas mal-intencionadas, inclusive para te localizar.15 - Cuidado ao fazer cadastros
Muitos sites exigem que você faça cadastro para usufruir de seus serviços, mas isso pode ser uma cilada. Ora, se um site pede o número do seu cartão de crédito sem ao menos ser uma página de vendas, as chances de se tratar de um golpe são grandes. Além disso, suas informações podem ser entregues a empresas que vendem assinaturas de revistas ou produtos por telefone, por exemplo. Ainda, seu e-mail pode ser inserido em listas de SPAM.Por isso, antes de se cadastrar em sites, faça uma pesquisa na internet para verificar se aquele endereço tem registro de alguma atividade ilegal. Avalie também se você tem mesmo necessidade de usar os serviços oferecidos pelo site.
Finalizando
Se proteger no "mundo virtual" pode ser um pouco trabalhoso, mas é importante para evitar transtornos maiores. A maioria dos golpes e das "ciladas" pode ser evitada se o usuário estiver atento, por isso é recomendável praticar as dicas mencionadas nesta página. Se quiser ir mais a fundo, o InfoWester possui outras matérias sobre segurança:- Hoax: a corrente dos boatos, das lendas e dos golpes;
- Fique atento: scams usam sustos para enganar internautas;
- Ataques de engenharia social na internet;
- Dicas contra e-mails falsos;
- Dicas contra SPAM;
- Como criar senhas seguras.
Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 06/02/2006 - Atualizado em 08/12/2010
Notícias
- 01/6/2012 Microsoft libera versão “Release Preview” do Windows 8 para download
- 28/5/2012 Motorola lança no Brasil smartphone Android com suporte a dois cartões SIM
- 28/5/2012 Lenovo planeja instalar base no Brasil para aumentar sua atuação no país
- 25/5/2012 Toshiba deve lançar híbrido de HD com SSD em setembro
- 24/5/2012 Yahoo! lança Axis, navegador/extensão com foco em buscas na Web
Blog
- 23/5/2012 gTar: uma guitarra que qualquer um pode tocar
- 18/5/2012 O Facebook finalmente estreia na NASDAQ
- 17/5/2012 OpenPhoto: mais uma opção interessante para você compartilhar suas fotos
- 15/5/2012 Officebook, da Microsoft, gera um arquivo bacana com os dados da sua conta no Facebook
- 12/5/2012 Textos sobre HDs, SATA e SCSI atualizados!
facebook
publicidade
publicidade
Twitter
Custom Search
InfoWester 2012 | Propagando conhecimento
Responsável: Emerson Alecrim | No ar desde 2001
Layout por Erika Sarti
segunda-feira, 28 de maio de 2012
domingo, 27 de maio de 2012
TECNOLOGIA
NÓS EDUCADORES, PRECISAMOS USAR O COMPUTADOR COMO UMA FERRAMENTA,PARA TORNAR NOSSAS AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS.
TEMOS QUE ORIENTAR NOSSOS ALUNOS A EXPLORAR ADEQUADAMENTE O COMPUTADOR ,MOSTRANDO Á ELES QUE NÃO SERVE APENAS PARA JOGAR E OUTRAS ATIVIDADES DE LAZER E SIM QUE SABENDO USÁ-LO IRÁ APRIMORAR CADA VEZ MAIS SEUS CONHECIMENTOS.
TEMOS QUE ORIENTAR NOSSOS ALUNOS A EXPLORAR ADEQUADAMENTE O COMPUTADOR ,MOSTRANDO Á ELES QUE NÃO SERVE APENAS PARA JOGAR E OUTRAS ATIVIDADES DE LAZER E SIM QUE SABENDO USÁ-LO IRÁ APRIMORAR CADA VEZ MAIS SEUS CONHECIMENTOS.
segunda-feira, 21 de maio de 2012
o computador vai substituir o computador?
As tecnologias educacionais veio para auxiliar a nossa prática pedagógica,porém precisamos saber fazer uso delas.
Estamos vivendo na era digital e no meu entendimento é nosso dever ir em busca desse saber,pois com esses recursos, nossas aulas tornaram-se mais interessantes e nossos alunos mais estimulados em aprender.
E acredito que o computador, ou seja, uma máquina não nos substituirá!!!
Estamos vivendo na era digital e no meu entendimento é nosso dever ir em busca desse saber,pois com esses recursos, nossas aulas tornaram-se mais interessantes e nossos alunos mais estimulados em aprender.
E acredito que o computador, ou seja, uma máquina não nos substituirá!!!
sábado, 19 de maio de 2012
A” NETIQUETA”
COMO SE COMPORTAR CORRETAMENTE NO MUNDO VIRTUAL
Maiúsculas: Textos em maiúsculas (CAPS LOCK ativado), na maioria dos
casos dão a entender que você está gritando. Se quiser destacar algo, sublinhe
ou coloque entre aspas. Se o programa utilizado na comunicação permitir, use o
itálico ou o negrito, mas sempre de forma moderada para não poluir o texto.
Erros de grafia: Em conversas informais é normal que a norma culta da
língua seja posta de lado. O que não quer dizer que se possa escrever de
qualquer jeito. Atenção para os erros que podem mudar o significado do que você
quis dizer, como usar “mais” em vez de “mas” , “e” em vez de “e´”, “de” em vez
de “dê” e assim por diante.
Pontuação: Por mais informal que seja, o interlocutor não pode conseguir
acompanhar o fluxo de pensamento do redator. Daí a necessidade de pausas. Por
isso atenção á pontuação e á divisão de parágrafos.
Respostas: Ao enviar respostas em fóruns, listas de discussões, ou
debates em redes sociais como o Facebook, por exemplo, procure ser claro sobre
o que está falando ou a que está se referindo. Copie ou cole um trecho da
questão, dê ao que você pretende responder e evite deixar sua réplica solta sem
referências ás mensagens prévias nas quais você se baseou.
Público X privado: Questão cara em tempos de redes sociais, o cuidado
com que se publica é essencial para evitar mal entendidos e situações constrangedoras.
Como o meio virtual permite respostas muito rápidas e publicações instantâneas,
pense antes de tornar públicos seus pensamentos. Por isso pense, escreva, leia
o que escreveu e só depois publique na internet. Lembre-se que suas opiniões
ficarão registradas e podem ser facilmente associadas ao seu nome numa busca
rápida. Evite também publicar informações que possam lhe causar problemas, como
críticas ao seu chefe ou seu endereço.
Retirado: Revista língua portuguesa – ano 5 – nº64
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Educar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar
nele. É usar o que passamos para transformar no que somos.(Maria, a
maior educadora da História)
Augusto Cury
Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas
alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para
aprender
Augusto Cury
quarta-feira, 9 de maio de 2012
poemas
Não preciso me drogar para ser um gênio;
Não preciso ser um gênio para ser humano;
Mas preciso do seu sorriso para ser feliz.
Charles Chaplin Não preciso ser um gênio para ser humano;
Mas preciso do seu sorriso para ser feliz.
- Adicionar à minha coleção
- Na coleção de 2939
- Mais Informação
Assinar:
Postagens (Atom)